O surf e a cidade.

“A minha cidade é como um jogo de xadrez: para cada dama, oito peões.”
(Eugênio Mohallem)

NÃO é o sexo e a cidade, mas é quase. Pronto, confesso que só usei este titulo, porque me lembrei da série “o sexo e a cidade”. Devo estar a ficar tarado, provavelmente é da idade. Mas voltando ao titulo, a cidade define o surfista, ou não? Um surfista de Peniche será diferente de um de Matosinhos? Um do Rio de Janeiro, será diferente de outro de Los Angeles? Será que podemos falar do surfista da Covilhã, ou de Rio Tinto? Ou, mesmo do Tibete? A relação entre a cidade e a pessoa, a forma como a cidade se esfrega no seu cidadão, causando fricção ou prazer, também poderá definir o estilo de surf que o indivíduo pratica? È provável que sim, e deve ser por isso que há lugares onde o indivíduo não se sente em casa, nem á lei da bala, e outros onde um gajo está como no sofá da sala. Tipo o McNamara na Nazaré. Vamos supor por um momento que o caracter de uma cidade tem um efeito efectivo nos seus habitantes, então tu serás o produto da tua cidade, se não na totalidade, pelo menos em parte, mais precisamente na parte social. Se souberes definir o caracter da urbe que habitas, provavelmente saberás definir o teu. Se for uma cidade costeira, terá uma relação bem definida com o mar. Se ela estiver de costas para o mar é bem provável que tu também estejas. Os mais místicos dizem que não somo nós que escolhemos a cidade, mas sim, a cidade que nos escolhe a nós. A cidade é o navio, e nós, os seus habitantes, meros passageiros, e quando ela não está satisfeita connosco, manda-nos borda fora. Francamente não sei, eu, de misticismo não percebo nada. O que sei, é que vivo numa cidade á beira mar, que pela sua morfologia urbana, pode promover a esquizofrenia. Adivinha lá qual é ela. Eu disse esquizofrenia? Não fui eu, a sério que não fui eu que disse isso, foi o gajo que está a escrever esta lengalenga. Boas ondas.

image

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

