Velho rebelde, ou rebelde velho?

“A idade é algo que não tem importância, a não ser que tu sejas um queijo.” (Burke)

UM destes dias, um puto com vinte e tal anos perguntou-me: então tu não achas que já és um bocado velho para escrever sobre surf, que é uma coisa da malta nova, e rebelde? Tentei explicar-lhe a “coisa”. Na perspectiva dele, eu já era, ou sou, um cota a mijar para os sapatos, apesar de ainda não ter chegado aos sessenta. É verdade, que ás vezes me sinto um bocado cansado desta merda toda, mas isso já me aconteceu com vinte e tal anos, e até pode acontecer a um puto de 12 anos, que está farto de ir á escola, e das borbulhas que lhe aparecem no focinho. Por vezes a vida é uma merda. É verdade, que ás vezes me dói as articulações, e o reumático parece querer instalar-se. É verdade, que ele até é capaz de ter razão, e eu estar realmente velho. Mas o que não é verdade, é que só os putos é que são rebeldes. A verdade, é que os velhos, os cotas, como eles dizem, é que são os verdadeiros rebeldes. Os putos, ou jovens, por muito rasgadas que estejam a jeans, querem é integrar-se em alguma coisa. Querem fazer parte de alguma tribo, grupo ou movimento. Tanto querem fazer parte de uma revolução, como de uma comunidade. Os velhos não. Os velhos não tem nada a perder. Podem dizer e fazer o que quiserem. Eu, este vosso VELHO amigo, demonstro isso, aqui mesmo, neste blogue, escrevendo os disparates que me vem á cabeça, sem estar preocupado com que o que a miúda mais gira da turma vai achar deste post. Ou se os meus “amiguinhos” vão pensar que, eu não passo de mais um mais um totó que gosta de livros. Não me preocupo com nada que tenha a ver com status, ou afirmação social, e não quero fazer parte de nada. Isso é que é ser rebelde. Não parece, mas é. Um puto dirá que estou meio senil. Eu digo-lhe que, a vida, por vezes, é uma merda. O tempo se encarregará de demonstrar quem é que tem razão. Se o puto chegar á minha idade. Boas ondas.

image

Deixe uma Resposta

