Como não seres assaltado enquanto vais surfar!

“Ladrão: nome vulgar para um indivíduo com sucesso em obter a propriedade dos outros.” (Ambrose Bierce)

NOUTRO dia, li um artigo interessante, sobre assaltos a carros de surfistas, que ocorrem enquanto estes estão na água. A história era passada nos Estados Unidos, mas creio que o mesmo principio pode ser aplicado em qualquer parte do mundo. Resulta da conversa de um surfista que apanhou um ladrão a tentar roubar o seu carro. Estas são as cinco coisas que os ladrões procuram quando querem arrombar os vossos carros:

1ª Logotipos de surf.
Esta é a forma mais fácil para os ladrões identificarem um carro de um surfista, um autocolante referente ao surf, é praticamente uma bandeira que diz ao ladrão que o dono daquele carro, provavelmente estará na água nas próximas horas.
SOLUÇÃO: Mantém o teu carro livre de logos, para ninguém o identificar com um surfista, ou seja, alguém que se mantém ausente por montes de tempo.

2ª Vagas de estacionamento isoladas.
Queres um estacionamento sob uma arvore frondosa para manter as cervejas frescas?
Errado, alvo fácil. Estacionas fora de um parque para evitar gastares uns trocos? Errado, tornas-te num alvo fácil.
SOLUÇÃO: Estaciona num local altamente visível. Isto pode não ser a melhor ideia para uma mudança de toalhas, ou de cuecas, mas se ainda quiseres ter uma toalha, ou cuecas para voltar para casa, é uma boa ideia.

3ª Montes de material no carro.
Carregar o teu carro com três ou quatro amigos, e todo o material que isso implica, é certamente melhor para o ambiente, do que se cada um fosse no seu próprio automóvel.
Mas com todo o equipamento que se acumula dentro do veiculo, faz deste um alvo fácil, porque hoje em dia qualquer surfista traz uma maquina fotográfica, ou de video, atrás de si, quando não leva também o computador, para não falar em ipods e telemoveis.
SOLUÇÃO: Minimizar. Ou pelo menos fazer um melhor trabalho ao esconder os sacos de equipamento no teu carro. É fundamental não chamar a atenção para onde os valores estão escondidos.

4ª Conversíveis
Isto também inclui jipes que têm topos removíveis. Qualquer carro que faz com que seja mais fácil chegar ao interior do veiculo é sempre um alvo fácil para um ladrão.
SOLUÇÃO: Protege o teu carro. Verifica se tudo o que é de correr está verdadeiramente trancado. Um ladrão entra, e sai, dum carro nessas condições em menos de 30 segundos.

5ª Esconder a chave no veículo.
Esta é de longe a coisa mais comum que os surfistas fazem. Guardam-na sobre a roda, na bagageira, no vidro traseiro ou noutro local qualquer acessível. E, geralmente, fazem-no á vista dos ladrões que estão calmamente á espera deles para a seguir lhes limparem tudo o que puderem.
SOLUÇÃO: Arranjar um “colar” com que podes manter a chave junto ao teu pescoço. Se tens um carro de luxo que tem uma chave electrónica, podes mandar fazer uma caixa estanque para prenderes a essa mesma corrente.
Boas ondas.

 

Esta es una Plaza - X

Esta es una Plaza – X (Photo credit: r2hox)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s