Revolução, ou rotação?

“A verdadeira revolução acontece quando mudam os papéis e não apenas os autores.”
(Gilbert Cesbron)

O político Boaventura Torrado, e o escritor Adolfo de Paiva encontravam-se no bar do Alfredo a saborear o seu whisky do final da tarde, e a conversa corria nestes termos:
– Porque é que os portugueses são um povo triste? Achas que o 25 de Abril mudou alguma coisa na nossa mentalidade? Perguntou o Torrado.
– Porque estão perto da verdade, eles não sabem, mas estão. O 25 de Abril não mudou nada, continuamos os mesmos cepos. Respondeu Paiva.
– Achas que sim ó Paiva?
– Claro homem, quem tiver lido alguns livros, escritos por pessoas minimamente inteligentes, sabe que a puta da vida é sempre triste.
– Mas achas que os portugueses lêem assim tanto?
– Não, mas também não precisam, desde o Camões que isso lhes ficou entranhado na pele.
– Como assim?
– Desde essa altura que, perceberam que o homem está sujeito a muita coisa, desde logo á sua condição social, e ao seu meio, como constataram aqueles que foram bater com os costados nas caravelas. Está sujeito ao seu tempo, que na aquela altura significava pobreza e fome, para a maioria da população. Ainda por cima, o gajo que cantava as glorias da pátria era zarolho.
– Lá isso é verdade.
– Uma das razões da nossa desgraça, senão a principal, é que, cada português tem o corpo de um homem (ou mulher), a cabeça de um puto, e o coração de um deus.
-E o que é que isso quer dizer?
– Quer dizer que, a tristeza advêm da diferença entre aquilo que sentimos e aquilo que acontece, entre o que quer o coração, e a cabeça, e o que a vida não nos dá.
– Não está mal pensado, não senhor.
– Pois, é quase como se todos aqueles que moram na costa, se sentissem surfistas, só pelo facto de verem o mar. Depois, na realidade, não se equilibram numa prancha, ou tem medo de molhar os pés, ou então não sabem nadar. A tal diferença entre o querer, e o poder.
– E o 25 de Abril?
– A mesma merda, queríamos fazer uma revolução, e o que fizemos foi uma rotação de 360º!
Boas ondas.

image

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s