Nunca fales de ti próprio.

“Aquele que conhece os outros é sábio, aquele que conhece a si próprio é iluminado.” (Lao-Tsé)

O Dr. Pardal estava a dar uma espécie de consulta psiquiátrica informal ao Hugo Tocagaita, a bichona mais doida da cidade. Passeavam á beira-mar enquanto iam conversando. Dizia o Hugo:
– Mas ó doutor, estou farto de sofrer, já não consigo confiar em ninguém, se digo algum segredo a um “amigo”, passado meia hora toda a gente na cidade já sabe. Não consigo desabafar, dizer o que me vai na alma. Contei a um surfista amigo, umas coisas que gostava de fazer, e agora anda toda a malta das pranchas a gozar comigo…
– Meu caro Hugo, manda a prudência que a gente nunca deveria falar de si mesmo.
– Então porquê? A gente fecha-se que nem uma concha? Ò doutor, a vida assim não tem piada nenhuma…
– Olha Hugo, todos nós temos alguma, ou mesmo muita dificuldade em avaliar quais as coisas que se notam, e quais as que não são notadas pelos outros…
– Mas…
– Hugo, a nossa visão de nós mesmos, e a visão alheia não coincidem nunca. Se não queres passar a vida a sentires-te miserável, aconselho-te a ser mais comedido nas tuas futuras confidencias.
– Miserável? Eu? Ó doutor eu sou muito mais integro do que maior parte dessa malta que para aí anda, eu pelo menos sou verdadeiro, não ando aqui a enganar ninguém, não sou como certos pseudo machos…
– Ò Hugo, olha que normalmente denunciamos nos outros, defeitos análogos aos nossos…
– Ó homem, é impossível falar consigo…
– Só te disse para teres uma certa reserva…
– Ok, já percebi, e prometo que vou ter!
– A sério?
– Claro, promessa é promessa.
– Bom, se tu o dizes..
– Olhe, agora, até loguinho… vai ali o Chico e tenho que ter uma conversa inadiável com ele… ÓÒÒÓoooo CHICooooooo filhooooo espera por mimmmm!!!!!
Boas ondas.

image

Deixe uma Resposta

