O turismo é uma merda?

“Se você deseja viajar longe e rápido, viaje leve. Deixe pra trás todas suas invejas, ciúmes, incapacidade de perdoar, egoísmo, e medos.” (Glenn Clark)

ESTAMOS no principio do verão, e o engenheiro Eduardo Reto passeava na esplanada junto ao mar com o arquitecto Carlos Traços, falavam de turismo, enquanto apreciavam as manobras dos muitos surfistas que enxameavam a água. Dizia um deles:
– Ó pá, está a chegar aquela altura do ano em que só me apetece fugir.
– Porquê?
– Ora porquê? Por causa da invasão dos turistas.
– Na realidade também não gosto muito.
– Mas fazes turismo.
-Todos fazemos, ou não?
– Olha, eu não faço. Para mim, ser turista, é ser estúpido, é fugir da responsabilidade.
– Mas não viajas? E o que queres dizer com isso de ser estúpido, e fugir da responsabilidade?
– Só viajo em trabalho, e fica-se estúpido, quando os defeitos, e as asneiras não se colam a nós como quando estamos em casa. Fazes figura de urso, sem te preocupares porque a tua vizinha te viu a fazer aquela triste figura. Os turistas vagueiam por continentes, países, e línguas, com o pensamento lógico suspenso.
-?
– O turismo é feito para imbecis, todo o mecanismo do país anfitrião está adaptado para os viajantes que se comportam como carneiros. Andam ás voltas, meios perdidos, a consultar mapas desdobrados. Não sabem falar com as pessoas, ir a algum lado, quanto vale o dinheiro, o que comer, ou como comer. Enfim, a imbecilidade é a norma, o padrão predominante.
– Mas és contra o turismo?
– Sou é contra aqueles exércitos de loucos, com roupas de poliester, que montam em camelos, ou andam de riquexó e passam a vida a tirar fotografias uns aos outros, e cujo único pensamento é saber a que horas abre o bufete do hotel.
– Olha, por falar em turistas, já vistes aquelas duas bifas sentadas ali na esplanada, e com ar de estarem meio perdidas? E se fossemos beber uma bjeca para a mesa ao lado, e as ajudássemos a conhecer a cidade?
– Bora lá!
Boas ondas.

 

image

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s