Autodomínio, mas poucochinho.

“O homem que não sabe dominar os seus instintos, é sempre escravo daqueles que se propõem satisfazê-los.” (Gustave Le Bon)

O Pedro P. Fina, surfista com aspirações a campeão, ou pelo menos, a craque reconhecido pelo resto da malta do surf, estava á conversa com o surfista “reformado” Chico Trambulhas. Dizia o Pedro:
– Ò Chico, explica-me lá, porque é que tu, que até tinhas uma técnica interessante a surfar, nunca foste campeão, nem sequer regional?
– Por falta de autodomínio…
– Como assim?
– Ò pá, porque fazia o que me apetecia…
– E isso é mau?
– Ès mesmo chavalo, claro que é!
– Ainda não percebi.
– Ò meu, nunca ninguém se tornou famoso, ou ilustre, por fazer o que lhe apetecia. Os gajos insignificantes fazem o que querem… e fodem-se, tornam-se uns Zé Ninguém.
– Achas?
– Acho não, tenho a certeza! Hoje sei que os grandes submetem-se ás leis que regem o sector em que são grandes. Seja ele o surf, o futebol ou o dominó.
– Então fazias alguma coisa de diferente?
– Claro, trabalhava mais o autodomínio.
– Porquê?
– Porque o autodomínio é sempre recompensado com uma grande força interior, inexprimível e silenciosa que se torna dominante na tua vida. Podes ter a certeza que o autodomínio, ou se quiseres, o autocontrole, é a qualidade que distingue os mais aptos para sobreviverem.
– Achas?
– Ò pá, imaginas o McNamara naquela onda da Nazaré, sem autodomínio?
– Quer dizer então, que hoje és um gajo controlado.
– Faço por isso.
– Óptimo, então agora, anda ali ao bar pagar uma bjeca…
– Ò meu, estás a gozar comigo, passas a vida a cravar-me bjecas, fonix…
– Tem calma, olha o autodomínio…
– Calma o caralho, desaparece-me da frente meu…#*”#*##**##
Boas ondas.

image

Deixe uma Resposta

